quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Harpocrates - Deus do Silêncio e a Rosa



Harpocrates é a contaparte de Ra-Hoor-Khuit. Enquanto seu irmão gêmeo representa o ativo, Harpocrates representa o feminino, o passivo. É concebido como uma criança nua, com o dedo indicador pousado sobre os lábios (ou chupando o dedo); muitas vezes também representado no colo de sua mãe, Isis. Concebido por magia sexual quando sua mãe copula com o falecido esposo, Osiris, Harpocrates nasce não como uma criança de carne mas como uma criança mágica, espiritual. Por isso recebe o título de "Não Nascido".

Representa o silêncio e sua Palavra é a Palavra do Eon, ABRAHADABRA, o fim de todas as palavras. É o Ponto-Zero, o estado de completa imobilidade, passividade e não identificação adotado pelo mago para sua fusão com o Todo.

Os Deuses Gregos e a Rosa

Afrodite deu uma rosa ao seu filho Eros, o Deus do amor. A rosa tornou-se um símbolo de amor e desejo. Eros deu a rosa a Harpocrates, o Deus do silêncio, para o induzir a não falar sobre as indiscrições amorosas de sua mãe. Assim, a rosa se tornou também um símbolo do silêncio e do segredo. N a Idade Média uma rosa era suspensa do teto da câmara municipal comprometendo todos os presentes ao silêncio. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário